segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Descobrindo como apreciar vinhos

Vamos aprender a degustar essa bebida deliciosa de forma correta? Em primeiro lugar, gostaria de dizer que devemos segurar a taça pela haste, isso para evitar que o calor da mão altere a temperatura do vinho.

Assim que abrir a garrafa, inspire rapidamente para verificar se há algum odor azedo, úmido e/ou envelhecido.

Coloque o vinho na taça e fique por um momento apenas observando, ele precisa de um tempo para 'respirar' e concentrar seus sabores.

Incline a taça e verifique a maneira como a cor se altera do centro até as bordas. O vinho não deve apresentar cor escura ou turva. 

Os tintos com o  tempo ficam marrons, podendo apresentar sedimentos inofensivos, os brancos normalmente tendem a ficar escuros, mas não devem estar em tom marrom.

Gire o vinho na taça, de forma sutil, para favorecer a expansão de seus aromas, se preferir mantenha a base apoiada na mesa. Quanto mais rápido o vinho deslizar pelo vidro, maior o teor alcoolico e indica que o vinho é bem encorpado.

Agora é hora de inspirar o vinho: coloque a taça a alguns centímetros do seu nariz. Em seguida, incline-o para dentro da taça e tente sentir os aromas. Caso não sinta nenhum aroma, gire a taça suavemente para que o álcool seja evaporado e envie moléculas aromáticas para o nariz.

Depois de todo esse 'processo', beba um gole de vinho, deixando-o passear pela sua boca, para identificar que sabor se destaca, se há sensação de peso/encorpamento.

E então, com os lábios contraídos, aspire um pouco de ar na taça e expire pelo nariz. Dessa forma você sentirá os aromas do vinho.

 Beba outro gole de vinho, mas dessa vez aspire o ar também, para perceber sabor e textura :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário