sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Conservando vinhos

Os vinhos, para preservar suas características de aroma e sabor, precisam ser conservados em ambientes escuros, longe da incidência direta de luz natural e artificial. E um detalhe: os brancos são ainda mais sensíveis à luz. Procure armazená-los dentro de caixas e/ou cobertos com panos, para evitar que a luz penetre nas garrafas.

Outro fator importante é a temperatura, que deve estar em torno de 12ºC, mas se estiver inferior a isso não tem problema. Porém deve-se evitar alterações constantes de temperatura, pois isso vai fazer com que os vinhos envelheçam antes do tempo. Por exemplo, se estiver armazenado na geladeira, evite ficar abrindo e fechando ou com a porta do equipamento aberta por muito tempo.

As garrafas devem ser colocadas em posição horizontal, isso porque a rolha ficará sempre em contato com o líquido, evitando seu ressecamento, o que contribui para proteger a bebida da entrada de oxigênio, que pode gerar alteração de cor, sabor e aroma. 


A umidade relativa do ar deve ficar de 65 a 75% para evitar a oxidação e consequente deterioração dos vinhos.

As garrafas devem ficar longe de eletrodomésticos, principalmente os que possuem muita trepidação, e você deve evitar movê-las constantemente depois de estarem armazenadas, pois essas vibrações podem influenciar negativamente, causando alterações na bebida. 

Para o armazenamento de vinhos abertos, a dica é reduzir o contato com o ar, ou seja, fechar bem as garrafas com suas respectivas rolhas. E você ainda pode transferir esse conteúdo da garrafa para uma menor, de 375 ou 500mL, para que assim diminua ainda mais o risco de oxidação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário