segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Mais aromas e taninos, por favor!

O decanter é um acessório bem interessante que pode ser usado para duas coisas diferentes.

A primeira, como seu nome já diz, é para realizar o processo de decantação do vinho, isto é, separar o líquido dos resíduos provenientes de muitos anos de armazenamento, o que costumamos chamar de "borra", que normalmente encontramos em vinhos mais velhos.

O ideal é deixar a garrafa na posição vertical pelo menos um dia antes, para que os resíduos se acumulem no fundo. Coloque uma vela de modo que fique alinhada ao início do corpo da garrafa, para facilitar a visualização dos resíduos e evitar que passem para o decanter.

Incline a garrafa de vinho e transfira o líquido para o decanter, mas observe a hora que os sedimentos vão aparecer, pois é hora de parar. Cuidado para não deixá-los passar. Você pode aproveitar e coar o líquido que sobrará na garrafa com os resíduos, utilize um coador fino, mas não misture com a bebida do decanter. O tempo de duração da decantação é de alguns minutos, vai depender do tempo de armazenamento de cada vinho.


A outra utilidade é de aeração, realizada para elevar os aromas e deixar os vinhos mais suaves, principalmente aqueles jovens, que precisam de maior contato com o oxigênio para que seus taninos fiquem mais macios e equilibrados. 

O procedimento é super simples, basta derramar lentamente o líquido da garrafa no decanter, de modo que escorra pelas paredes internas, para que tenha maior contato com o oxigênio, facilitando a liberação dos aromas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário