quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Montando uma mesa de queijos

Eu particularmente adoro e acho que queijos e vinhos forma um casamento perfeito. Há quem diga que os queijos, por terem significativa quantidade de gordura, vão atrapalhar o sabor dos vinhos. Eu não concordo, até porque costumo apreciar o vinho e consumir o queijo em seguida, não o contrário.

O ideal é ofertar uma média de 150g de queijo por pessoa, independente da variedade. E servir pelo menos três tipos de queijos com características distintas. Ah e claro, uns pães diferentes também são ótimos acompanhamentos e ainda servem para 'limpar' o paladar.

Eu recomendo servir frutas e sementes oleaginosas também, como nozes, amêndoas, castanhas, amendoins, pois além de deixar a mesa mais elegante, vão agregar sabor e valor nutritivo :)

Serviço à Brasileira

Esse é o serviço mais comum, que já estamos acostumados em casa. Em que as travessas com cada preparação são servidas à mesa, com seus respectivos talheres de servir e cada convidado coloca no seu prato a quantidade que preferir. Mas eu sugiro que seja utilizado para um número pequeno de pessoas, tipo umas 5 ou 6. Porque é tão chato ficar passando as travessas, né? Atrapalha quem está comendo e até a conversa, imagine isso com umas 10 pessoas na mesa. Fica bem complicado.



Huumm, camarão

O camarão possui muitos benefícios nutricionais! :) Em sua forma cozida, assada ou grelhada contém proteínas, vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina D, zinco, selênio, potássio, magnésio, fósforo e baixo teor de gorduras totais. 

Esses nutrientes vão atuar na reparação de tecidos, formação de ossos e dentes, contração e relaxamento muscular, cicatrização de feridas, sistema imunológico, prevenção de câncer, manutenção da pele e visão, proteção de células nervosas.

São ótimos para serem utilizados como petiscos e super combinam com um vinho branco ou espumante. Eu adoro!!! 

Ei, mas não esqueçam! Precisamos consumir esse alimento com moderação, porque ele tem alta quantidade de sódio e colesterol, o que pode aumentar a pressão arterial e desencadear aterosclerose e outras doenças cardiovasculares.

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Vinho Verde: Vale a pena saber!

O Vinho Verde é um vinho produzido exclusivamente em Portugal e pasmem, ele não é de fato verde. Na verdade tem essa denominação por causa da belíssima paisagem proveniente das videiras, onde está tudo bem verdinho. Esse vinho é bastante fresco e suave, isso porque contém mais acidez e é um pouquinho gaseificado. Ahhh e ele tem baixo teor alcoolico. Outra característica interessante é que ele fica armazenado por pouco tempo antes de ser engarrafado. E pode ser tinto, branco, rosé ou espumante. Legal né? 

Serviço à Americana

Esse é o famoso prato feito, em que na própria cozinha o prato já é montado e o garçom coloca diante do cliente pelo lado direito, assim como as bebidas. Os pratos e talheres usados são retirados pelo mesmo lado. Essa modalidade é bacana porque os chefs de cozinha podem mostrar seu talento, usando a criatividade na hora de montar o prato. E o que importa não é exatamente a quantidade de comida, mas a qualidade, tanto em termos visuais como de higiene, aroma e sabor. Mas nem sempre a gente vê essa qualidade em alguns restaurantes, muitos enchem o prato de comida, deixando até grosseiro. Venhamos e convenhamos, é muito mais elegante dizer que o serviço é 'à americana' e apresentar um prato bacana do que dizer que tem 'prato feito' e encher o prato de comida, né?

Diga não aos alimentos ultraprocessados!

Os alimentos ultraprocessados são aqueles biscoitos recheados, salgadinhos "de pacote", refrigerantes, macarrão instantâneo, que possuem muitos ingredientes de uso industrial, além de sal, açúcar, óleos e gorduras. 

Vocês acreditam que a maioria desses produtos contêm substâncias derivadas de petróleo e carvão em sua composição? Pois é! São os famosos corantes, aromatizantes, realçadores de sabor, que atuam como aditivos alimentares, normalmente utilizados para aumentar o tempo de duração desses produtos, bem como para conferir sabor, cor e textura. 

Quando a indústria coloca alimentos naturais propriamente ditos, é em quantidades mínimas. Ou seja, ao consumirmos esses produtos ultraprocessados, não estamos nos nutrindo de nada, apenas abrindo a porta para o desenvolvimento de doenças. Eu fico chocada quando vejo mães dando esses tipos de produtos para suas crianças. Poxa, fico para não viver com isso! =(


segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Ótima dica para harmonizar com um tinto

Acabei de fazer aqui em casa uma quiche de quatro queijos deliciosa e, claro, tinha que ter uma taça de vinho tinto para acompanhar. Não é porque hoje é segunda feira que não vou beber meu vinho de cada dia. Afinal, o que precisamos ter é moderação e não importa o dia nem a hora de beber vinho, não é mesmo? Vai aqui a receita fácil e rápida para vocês fazerem em casa também.

Massa: 
100g de manteiga sem sal
1 1/2 xícara de farinha de trigo sem fermento
1 pitada de sal

Recheio:
1/2 cebola
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
100g de creme de leite light
1 ovo
1 pitada de sal
1 pitada de pimenta do reino
100g de requeijão light
80g de queijo mussarela
80g de queijo edam
60g de queijo parmesão 

Basta misturar os ingredientes da massa com as mãos, até ficar bem homogêneo. Depois é só cobrir o fundo de uma forma ou pirex, as de fundo removível são melhores de fazer, mas se não tiver não tem problema, com o pirex também dá certo. Detalhe importantíssimo: fure a massa com o garfo em vários locais, para evitar bolhas. Quanto ao recheio, o segredo é refogar primeiro a cebola no azeite, depois é só misturar com os ingredientes do recheio e colocar por cima da massa. Os queijos podem ser cortados em pedaços pequenos. O parmesão eu ralei e joguei por cima, deu um toque bem especial. Depois disso é só assar em forno pré-aquecido por 30-40 minutos. Vocês podem usar o recheio ou os queijos que acharem melhor, vai ficar uma delícia de qualquer jeito. 

Serviço à Russa

Esse serviço é bem diferente, porque as preparações já vêm prontas/peças inteiras da cozinha para serem cortadas ou alguma finalização precisa ser realizada na frente do cliente. As preparações são colocadas em cima de fogareiros (réchauds) em uma mesinha à parte (guéridon) próximo à mesa do cliente. Com isso, o garçom faz o prato de cada pessoa e serve bem quente. Os alimentos normalmente são flambados em chama alta. O aroma fica ótimo e o cliente com certeza fica com água na boca. 

O rei das frutas

O abacaxi é uma fruta que eu adoro, extremamente refrescante e saborosa. Possui vitamina C, que estimula o sistema imune, promove cicatrização de feridas, atua combatendo o câncer e infecções. 

Um estudo que foi feito nos Estados Unidos concluiu que a vitamina C pode diminuir o risco de gengivite. Bacana, não? 

O abacaxi contém também uma enzima chamada bromelina, que auxilia no trânsito intestinal, facilita a eliminação de secreções pulmonares, favorece a digestão, é antinflamatória, sendo ótima para o tratamento de contusões, distensões, para aliviar os sintomas de artrite reumatoide e o inchaço em pós operatórios. 

Ela serve também para amaciar as carnes, então uma dica é colocar a carne de molho em suco de abacaxi, fica super macia. 

E o suco de abacaxi com hortelã e água de coco? Nossa, é sensacional. Além de refrescante, nem precisa colocar açúcar, porque fica bem docinho com o açúcar do coco e do próprio abacaxi. Aqui em casa não falta!

domingo, 27 de setembro de 2015

Entendendo os borbulhantes :)

Existem dois processos de fermentação em que os espumantes são submetidos. Primeiramente é realizada aquela fermentação natural que ocorre com todos os vinhos, depois disso passam pela segunda fermentação, para a obtenção das bolhas/gás carbônico. 

Essa segunda fermentação pode ocorrer pelo método clássico/tradicional, chamado de Champenoise, em que a produção de gás carbônico se dá dentro da própria garrafa; ou pelo método Charmat, que consiste na fermentação dentro de tanques de inox. 

E detalhe, os famosos champagnes são espumantes, mas só podem ser chamados assim se tiverem sido produzidos na região da França denominada Champagne e se tiverem sido elaborados com as uvas chardonnay, pinot noir e pinot meunier.

Agora os frisantes são bem diferentes dos espumantes, porque não necessariamente são submetidos à segunda fermentação, normalmente há introdução do gás carbônico durante a primeira fermentação, de modo artificial. Sendo assim, o nível de gás carbônico e a quantidade de espuma são bem menores nessa bebida.

Eu particularmente prefiro os espumantes, porque adoro as bolhas e a espuma. Pra mim quanto mais, melhor!

Serviço à Francesa


Esse tipo de serviço é super formal, usado principalmente em jantares de cerimônia ou em recepções organizadas pelo serviço diplomático de vários países. 

O garçom leva as preparações em bandejas e cada convidado se serve da quantidade que quiser, mas a bandeja fica nas mãos do garçom enquanto o cliente se serve.

E é todo um "ritual", pela esquerda ele coloca os pratos ou serve as preparações. E pela direita são servidos os talheres de sobremesa e as bebidas. Ahhh e os pratos são retirados pelo lado direito. 


Legal, né? Mas muito formal para meu gosto. Prefiro coisas mais simples! =D






Nossa! A biomassa de banana verde?

A biomassa de banana verde é uma joia rara! Acreditam que ela é capaz de auxiliar na manutenção da integridade intestinal, provocar saciedade e controlar a liberação de açúcar e gordura no sangue?! Pois é! E tudo isso vai evitar a ocorrência de diabetes, obesidade, dislipidemias, além de facilitar o trânsito intestinal e melhorar nosso sistema imune. 

O melhor de tudo é que ela é super fácil de fazer e baratinha! Basta cozinhar as bananas em panela de pressão por 8 minutos. Após isso, deixar por 12 minutos dentro na panela com o fogo desligado. Terminado esse tempo, retirar as cascas, com elas ainda quentes, e processar a polpa! Pronto, é só isso. Ela pode ser utilizada em vitaminas, bolos, massas, sucos! É uma ótima opção para aqueles intolerantes ao glúten, porque serve como espessante.

Um dia desses eu e uns amigos fizemos dindins funcionais. Ficou uma delícia! A gente bateu no liquidificador a biomassa com melancia e acrescentou diferentes sabores de polpa de fruta. Colocou em saquinhos e congelou! Nossa, esses dindins fizeram sucesso com a criançada. É uma boa sugestão de lanche e super refrescante! Fica a dica para vocês fazerem em casa.


sábado, 26 de setembro de 2015

Você sabe diferenciar taças?

Cada bebida precisa de uma taça específica que controle sua temperatura, exalte seu aroma e sabor. Observe a imagem abaixo e perceba que as taças estão organizadas da maior para a menor. Essa primeira, chamada de flûte ou flauta, é específica para champagnes e espumantes, justamente para valorizar a dispersão de suas bolhas. A segunda é utilizada para servir água. A terceira, um pouco menor que a anterior, é própria para vinhos tintos ou rosés, admite grande volume, maior oxigenação e concentração dos aromas. A quarta taça é indicada para vinhos brancos, serve para conservar por mais tempo a  temperatura da bebida e para realçar o sabor. A última taça é utilizada para servir licor, já que é uma bebida doce e devemos consumir em pequenas doses, de preferência após alguma refeição, como almoço ou jantar. 


Serviço à Inglesa Indireto

Dando continuidade às modalidades de atendimento em serviços de alimentação, vou falar um pouco sobre o serviço à inglesa indireto, que é aquele em que o garçom apresenta ao cliente, pelo lado esquerdo, a travessa com o alimento colocada sobre uma mesinha auxiliar (chamada de guéridon) ou em um carrinho. 

O cliente é servido pelo lado direito, no qual o garçom utiliza um prato vazio que fica sobre a mesinha auxiliar, retirando pelo lado direito o prato vazio que estava na mesa do cliente. Quem aqui já foi para um restaurante que utilizava esse tipo de serviço?

Eu acho super bacana porque o garçom faz todo o processo 'reservado' no guéridon, então não atrapalha a conversa dos clientes. Além disso é bem elegante e o rapaz tem a liberdade de apresentar a preparação da forma que achar melhor, utilizando sua criatividade. 


Estresse: o vilão do dia a dia

Nossa vida é sempre tão corrida e tumultuada que é quase impossível não ter estresse, né? O pior é que quanto mais estressados ficamos, mais vitamina C perdemos. Mas a boa notícia: uma alimentação balanceada e a prática regular de atividade física tendem a diminuir esse desequilíbrio. Alguns alimentos podem aliviar a tensão e oferecer mais tranquilidade, como o abacate, maracujá, alface, peixe, chá de camomila, chocolate com cacau acima de 70%. Eles têm magnésio, fibras e vitaminas do complexo B, que atuam diretamente no controle da ansiedade e do estresse. A atividade física relaxa o corpo, provoca bem estar, alivia o estresse, combate a insônia. Os alongamentos quando feitos de maneira adequada reduzem as tensões musculares, proporcionam maior consciência corporal, ativam a circulação :)

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Bebida feita de vinho, mas não é vinho!

Uma curiosidade sobre o conhaque: ele é feito de vinho! Quem imaginava?! Os vinhos brancos passam por dois processos de destilação, depois disso são armazenados em barris de carvalho, modificando sua cor e sabor. Esse destilado pode ficar envelhecendo por mais de 6 anos. E quanto mais 'velho' estiver, mais atraente será o seu aroma. Normalmente a uva utilizada é fraca e ácida. Para produzir apenas um litro de conhaque, são necessários cinco litros de vinho. Acreditam? Eu adoro utilizar o conhaque em várias preparações aqui em casa, sempre ficam com um toque especial. Outra opção bem prática é misturar com uma barra de chocolate e creme de leite. Huumm, é uma boa pedida para uma noite fria :)


Serviço à Inglesa Direto

Sabia que há vários tipos de serviço que podem ser executados num restaurante? Imagine você chegar num local para almoçar ou jantar, por exemplo, e quando pergunta ao garçom como é o protocolo de serviço ou como faz para se servir, ele diz: -aqui o serviço é à inglesa direto. Se você não sabe o que é, vai ficar voando e pode até passar vergonha. Ninguém quer isso, não é mesmo?

Então hoje e pelos próximos dias você entenderá melhor como funciona cada modalidade de atendimento e evitará pagar mico. Isso serve também para quem pretende abrir um serviço de alimentação se inspirar e decidir que tipo de serviço melhor oferecer para seus clientes.

O serviço à inglesa direto é bem comum nos restaurantes, o garçom leva a preparação desejada numa bandeja, coloca a travessa na palma da mão esquerda e serve os clientes com a direita, segurando juntos dois talheres.

Uma característica que eu acho interessante é que as porções de carne são fixas, ficando a critério do garçom. É um sistema super prático e eu considero o melhor quando tem um número grande de pessoas na mesa, porque otimiza muito o tempo. 

Alimentos transgênicos, o que é isso?

Vocês já ouviram falar em alimentos transgênicos ou organismos geneticamente modificados? Eles ficaram mais 'evidentes' aos consumidores recentemente, devido ao trâmite na Câmara para aprovar a retirada da identificação em seus rótulos.

Bom, basicamente são alimentos que têm o genoma alterado em laboratório, para atribuir características diferentes ou modificar alguma já existente. Na verdade eles existem para facilitar a vida das empresas produtoras, já que visam o lucro.

Os favoráveis à produção desses alimentos afirmam que eles se adaptam melhor ao solo e à variação de temperaturas, o que contribui para uma maior produção e custos menores, tanto para o produtor como para o consumidor. Além disso, podem ser enriquecidos com mais nutrientes.

Porém, tais produtos são mais resistentes aos agrotóxicos, ou seja, pode ser que o consumo a longo prazo gere câncer ou outro tipo de doença no ser humano (não se sabe os efeitos ainda); eles também podem desencadear maior número de reações alérgicas; contaminação do lençol freático,  com consequente diminuição da potabilidade da água. Então não, eu não sou a favor desses alimentos e faço de tudo para evitá-los!

Todos os produtos à base de milho e soja já são transgênicos e esse número está crescendo cada vez mais. Infelizmente muitas pessoas não sabem os malefícios que esses alimentos podem gerar, principalmente por causa da omissão da mídia sobre o assunto. Mas deixo a dica para vocês: reflitamos sobre isso, sejamos curiosos, vamos ler os rótulos e identificar que ingredientes constituem os produtos que levamos para nossa mesa.




quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Vinhos na França? É para lá que eu vou!

A França possui várias regiões vinícolas, com diferentes climas e características geográficas específicas, formando um grande leque de opções para quem quer conhecer a produção de diversos tipos de vinho. Se você está pensando em fazer um tour pela Europa, eu recomendo que dê uma passada pela França e aproveite para degustar ótimos e sofisticados vinhos. Uma dica é experimentar pelo menos um vinho de cada região vinícolas, para verificar como os vinhos franceses são diversificados e complexos.

Dêem uma olhada no mapa abaixo e identifiquem essas regiões :)


O poder das cores

As cores são muito interessantes né? Vocês sabiam que cada cor consegue transmitir algo para o cérebro? Mostrarei abaixo as mais comuns e o que elas podem representar.

Amarelo: Inspira luz, vida, ação, poder.

Vermelho: Estimula sentimento, dança, alimentação, diminui o cansaço.

Azul: Transmite calma, sensação de paz, favorece meditação, tranquilidade.

Branco: Expressa silêncio, limpeza, economia.

É por isso que a maioria dos serviços de alimentação utiliza em suas marcas o amarelo e o vermelho, porque essas cores são vibrantes, chamam atenção e remetem à fome quando visualizadas. 

Se você quer dar uma repaginada em sua casa, pode optar por cores mais tranquilas, como o branco e azul, já que vão transmitir organização e higiene. Acho o amarelo uma boa alternativa para o escritório, por exemplo, pois vai transmitir ação, poder, aumentando o astral na hora de trabalhar.



Por que comer alimentos integrais?

Eu adoro todos os cereais integrais, além de dar maior saciedade, podem reduzir os níveis de colesterol e açúcar do sangue e ainda ajudam no funcionamento do intestino. Os cereais que são polidos, como o arroz branco e a farinha trigo, têm bem menos nutrientes. Ou seja, acaba que quando comemos esses alimentos ou preparações que são à base deles, não estamos nos nutrindo e sim 'enganando' o estômago e aumentando uns quilinhos.


Por isso prefiram os alimentos que estão em sua forma integral, como o arroz integral, macarrão integral, farinha de trigo integral, sementes. Uma alternativa mais acessível é utilizar o arroz parboilizado, ele é como se fosse o "meio termo", já que seu conteúdo nutricional está mais próximo do arroz integral, mas tem sabor e textura semelhantes ao arroz branco.

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Icewine: a verdadeira magia da natureza

Vocês já ouviram falar em vinho de gelo? O icewine é feito com as uvas maduras que são congeladas naturalmente nas próprias videiras, em regiões extremamente frias. O diferencial é que sua fermentação ocorre após o congelamento, não antes. 

O Canadá e a Alemanha são os principais produtores desse mágico vinho, que é mais concentrado em aromas, doçura e acidez, isso porque tem menos água que os vinhos convencionais, já que grande parte da água é desprezada em forma de cristais de gelo. Por ser mais concentrado, seu rendimento é bem menor e o preço é altíssimo. Interessante, não?



E seu banheiro, está arrumado?

Um banheiro limpo, organizado e cheiroso é um charme e dá aquela ótima impressão de higiene e organização da casa. Para arrumar esse cômodo uma boa ideia é ter à disposição cestas, nichos, prateleiras e bandejas. Esses objetos dão um up e deixam o banheiro super organizado.

Você pode colocar os itens de higiene pessoal e produtos para tratamento de pele em cestas, de modo que tenham fácil acesso, já que esses produtos costumam ser utilizados diariamente. As cestas podem acomodar também toalhas extras, secador de cabelo, absorventes e maquiagem. Se você separar uma cestinha para cada item, fica bem legal.

Nas prateleiras dá para colocar jarros com flores naturais, rolos de papel higiênico extras, sabonetes extras, toalhas e dispor as cestinhas com os itens que você usa diariamente. Eu acho ótimo, deixa o banheiro com outra "cara". Caso não dê para colocar prateleiras, não tem problema, coloque as cestinhas dentro dos armários ou em cima da bancada da pia, se couber. 

As escovas, pentes e prendedores de cabelo podem ser armazenados em organizadores de gaveta ou até em porta talheres removíveis colocados dentro das gavetas, fica muito bacana e otimiza o espaço e o tempo na hora de procurar esses objetos.

Você ainda pode instalar nichos, o que vai deixar seu banheiro ainda mais elegante, servindo como prateleira para colocar cremes, velas, aromatizadores de ambiente e o que mais você quiser. As bandejas também são bem úteis para arrumar esses itens na bancada ou no armário.

Acentuando o sabor das preparações

Você já pensou em pegar uma cebola, descascar, cortar ao meio, fazer um corte em cada metade, encaixar uma folha de louro no corte e espetar dois cravos da índia? Muito prático, né? Na gastronomia a cebola assim se chama "cebola piqueé", sabe Deus porquê. E é perfeita para aromatizar fundos, caldos e molhos. Fica realmente uma delícia, o sabor e aroma ficam muito mais elevados, é impressionante.


Outro realçador bem legal é um buquê que podemos fazer com ervas e especiarias frescas, como tomilho, salsa, alecrim, alho poró, manjericão, amarradas em barbante específico para uso culinário. Normalmente é adicionado no fim da cocção de qualquer caldo e molho. Você pode colocar no feijão, sopa, molho de tomate caseiro. Fica a seu critério. Esse buquê é chamado na gastronomia de bouquet garni (pronuncia "buquê garni")


Vale a pena experimentar e incluir nas receitas de casa!

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Como harmonizar?

Existem tantos pratos deliciosos que combinam com vinhos, que ficamos confusos sobre que tipo de vinho se encaixa melhor com carnes vermelhas, brancas, com molhos, sem molhos, apimentadas. E devido a isso, hoje vou expor para vocês algumas preparações que harmonizam bem com cada vinho.

Vinhos Tintos: Carnes vermelhas e brancas em molhos fortes, massas em molhos leves ou fortes, frios e queijos variados, como provolone, gouda, reino, gorgonzola.


Vinhos do Porto: Nozes, damascos, figos, chocolate e outras sobremesas, queijos de sabor intenso como roquefort, gorgonzola, provolone, parmesão.



Vinhos Rosés: Carnes vermelhas magras grelhadas, massas, tortillas, pratos picantes, peixes e frutos do mar em molhos fortes.



Vinhos Brancos: Carnes brancas e frutos do mar, massas em molhos leves, vários tipos de queijo, como roquerfort, provolone, brie, ricota.


 
Espumantes: Carnes brancas ou em molhos suaves, massas em molhos brancos ou vermelhos e queijos brie e camembert.



Que tal arrumar a despensa de alimentos agora?!

Nossa despensa é o coração da cozinha. Se não estiver bem limpa e organizada pode gerar contaminação por insetos e/ou bactérias. Não tem segredo, organizar a despensa é mais fácil que tirar pirulito de criança.

É ideal começar colocando os alimentos maiores atrás, para deixar os pequenos na frente. Assim facilita a visibilidade na hora de procurar o alimento que deseja.

Outro ponto importante é dividir os produtos por grupos, por exemplo: temperos e condimentos, leguminosas e cereais, chás, doces/guloseimas, bebidas, descartáveis. Dessa forma, será mais de fácil encontrar e não fazer aquela bagunça.


Tente deixar acessíveis os alimentos que estão mais perto de vencer e fique sempre de olho nas datas de validade.

Se você abriu um produto e não utilizou todo, basta colocá-lo em um pote de vidro limpo. Fica um charme! Etiquete com a data de abertura e validade e pronto, resolvido o problema.

Acerola: um poço de vitamina C

Vocês acreditam que 8 unidades de acerola tem 18 vezes mais vitamina C que uma laranja pequena?! A vitamina C é cicatrizante, atua no combate ao câncer, à anemia, evita gripe e resfriados, reduz o estresse e é essencial na produção de colágeno (que é importante para a formação de quase todos os tecidos do corpo). Essa fruta é pequenininha, mas é arretada! Dá para preparar muitos pratos bacanas com ela: geleias, pudins, bolos, licor, carnes ao molho de acerola, azeite de acerola. Esses dias fiz um bolo de castanha com calda de acerola e servi com sorvete de creme. Huumm, ficou maravilhoso! Todo mundo adorou. 

A partir de hoje vocês já sabem: "É gripe? Acerola, por favor, indique!"


segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Mais aromas e taninos, por favor!

O decanter é um acessório bem interessante que pode ser usado para duas coisas diferentes.

A primeira, como seu nome já diz, é para realizar o processo de decantação do vinho, isto é, separar o líquido dos resíduos provenientes de muitos anos de armazenamento, o que costumamos chamar de "borra", que normalmente encontramos em vinhos mais velhos.

O ideal é deixar a garrafa na posição vertical pelo menos um dia antes, para que os resíduos se acumulem no fundo. Coloque uma vela de modo que fique alinhada ao início do corpo da garrafa, para facilitar a visualização dos resíduos e evitar que passem para o decanter.

Incline a garrafa de vinho e transfira o líquido para o decanter, mas observe a hora que os sedimentos vão aparecer, pois é hora de parar. Cuidado para não deixá-los passar. Você pode aproveitar e coar o líquido que sobrará na garrafa com os resíduos, utilize um coador fino, mas não misture com a bebida do decanter. O tempo de duração da decantação é de alguns minutos, vai depender do tempo de armazenamento de cada vinho.


A outra utilidade é de aeração, realizada para elevar os aromas e deixar os vinhos mais suaves, principalmente aqueles jovens, que precisam de maior contato com o oxigênio para que seus taninos fiquem mais macios e equilibrados. 

O procedimento é super simples, basta derramar lentamente o líquido da garrafa no decanter, de modo que escorra pelas paredes internas, para que tenha maior contato com o oxigênio, facilitando a liberação dos aromas.



Finanças pessoais: como controlar?

O segredo para manter uma vida financeira equilibrada é ter organização, sabedoria e força de vontade. Vou dar alguns conselhos fundamentais que podem auxiliar no controle de suas finanças:

Faça uma planilha e coloque primeiramente quanto você recebe por mês. Em seguida anote todas as despesas, aquelas fixas (impostos, transporte, alimentação, medicamentos, plano de saúde, luz, água, telefone), e também aquele lanchinho e cineminha dos fins de semana;

Evite gastar dinheiro com coisas desnecessárias, faça investimentos que gerem lucros para você;

Estabeleça objetivos a serem cumpridos a curto, médio e longo prazos e cumpra-os, tenha foco e força de vontade;

Guarde 10% de todo o dinheiro que receber durante o mês, não importa o valor, o importante é que vá guardando, sem mexer em um centavo. Imagine que é uma prestação que você tem obrigação de pagar  a você mesmo. Esse dinheiro pode ser útil em alguma emergência.

Dessa forma vai ser possível ter controle das finanças e evitar que seu dinheiro saia voando no início do mês. Como disse Henry Ford "economia, frequentemente, não tem relação com o total de dinheiro gasto, mas com a sabedoria empregada ao gastá-lo." Portanto, seja sábio que você lucrará com isso :)


Diet x Light

Quando pergunto se as pessoas sabem a diferença entre alimentos diet e light, muitas não sabem responder e outras confundem os conceitos, achando que um é sem açúcar e o outro é sem gordura. Mas não é bem assim. 

O alimento DIET é aquele que não possui algum nutriente, pode ser proteína, carboidrato, gordura, sódio, ferro ou qualquer outro. Mas não necessariamente tem baixas calorias. 

Já o alimento é considerado LIGHT quando, ao ser comparado com o produto tradicional ou parecido de marcas diferentes, possui pelo menos 25% a menos do valor calórico e/ou dos nutrientes açúcares, gordura saturada, gorduras totais, colesterol e sódio.  

Petrolina "o milagre do São Francisco"

Meu avô Marcelino Santana nasceu em Petrolina-PE, cidade que fica do lado esquerdo do rio São Francisco, sendo vizinha de Juazeiro-BA. Eu tive a oportunidade de passar muitas férias por lá e conheci um pouco da cultura. Apesar de ser bem quente, é uma cidade maravilhosa, moderna e que é fiel aos hábitos alimentares de seu povo. O peixe surubim e o bode assado não podem faltar na mesa de um petrolinense. Em todo o estado de Pernambuco, Petrolina é o município de maior produção de manga, goiaba e uva. E ainda está em terceiro lugar como o maior produtor de banana e em sétimo como o maior produtor de coco. Sem contar na elaboração dos melhores vinhos, espumantes e sucos de uva do país e do mundo. Quem poderia imaginar que uma cidade no meio do sertão seria tão reconhecida por sua produção de frutas tropicais e excelentes vinhos?! Pois é, existem inúmeras vinícolas que contam com a cultura irrigada do rio São Francisco. É a única região do mundo que produz vinhos o ano todo☺





domingo, 20 de setembro de 2015

-Olha a faca!

Existem vários tipos de facas que muitas vezes nem sabemos pra que servem. Mas esse problema será resolvido! A seguir mostrarei algumas para vocês não se confundirem mais.

Faca do chef: Ótima para cortar e fatiar todos os tipos de alimentos.


Faca Santoku: Também serve para uso geral, sendo de origem japonesa. Parece com a faca do chef mas possui uma anatomia diferente, isso facilita o corte de alimentos mais gelatinosos.

Faca serrilhada: Ideal para o corte de pães, bolos, descasque de abacaxi. 

Faca de descascar: Utilizada para descascar e picar frutas e legumes. Você ainda pode usar para limpar camarão ou para fazer algum corte que exija mais precisão.
Faca para desossar: Ótima para retirar ossos, gorduras e cartilagens de aves, peixes, carnes bovinas e ovinas.



Faca para filetar: Muito útil para cortes finos de carnes e frios.
Faca para queijos: A ideia dessa faca é evitar que os queijos grudem na lâmina. Há vários modelos específicos para cada textura de queijo.

Vários tipos de alimentos, como salmão, ostra, sashimi, massa, possuem facas próprias para seu corte. Publiquei para vocês só as mais comuns.

A preferida da Magali

Gente, a Melancia é ideal para ser consumida após o almoço.. Huum! Super refrescante, deu água na boca. Além de hidratar nosso corpo devido à quantidade de água que tem, essa deliciosa fruta reduz o risco de infarto, aterosclerose e previne muitos tipos de câncer. Vocês sabiam que podemos utilizar a casca da melancia para fazer doces, bolos, cremes e até hambúrguer? Pois é! A casca vai aumentar o valor nutritivo, auxiliar no funcionamento do intestino e ainda diminuir o desperdício. Vamos consumir com mais frequência?

sábado, 19 de setembro de 2015

Huuuuuuum, Malbec :)

Essa uva nasceu na região de Cahors, na França, mas teve boa adaptação na Argentina, produzindo grandes quantidades de vinho tinto na região de Mendoza, o que tornou-a bastante famosa no país até hoje. Ei, a maioria dos vinhos que já comentei aqui teve sua origem na França, perceberam? Pois é, beber vinho na França é uma prática cotidiana, na verdade, lá o vinho é considerado alimento, tanto cultural como oficialmente, e isso está regulamentado em lei. A uva Malbec tem aroma de ameixa, mel, flores, cereja e até ja deu nome a linhas de perfumes e cosméticos. Seus vinhos harmonizam muito bem com carnes vermelhas, massas e aves. 

Vamos organizar nosso escritório?


Para começar, arrume todos os documentos em pastas organizadoras, de preferência por ordem alfabética. Distribua essas pastas nas gavetas, isso deixa as pastas mais acessíveis para você;

Os livros e revistas podem ser colocados em nichos, tornando o escritório com uma decoração super bacana;

Disponha os lápis, canetas e marcadores de texto em porta-lápis. Providencie uma caixinha para colocar clipes, grampos, fita adesiva e post-it.

Mantenha na sua mesa basicamente o computador, mouse, telefone, porta-lápis, bloco de rascunho, a caixinha com os objetos menores e o principal: uma garrafa com água.

Outra dica é colocar incenso ou aromatizadores de ambiente com varetas para deixar o ambiente mais agradável e perfumado;

Procure agrupar os cabos, para evitar acúmulo de sujidades e bagunça. Identifique-os utilizando etiquetas coloridas;

Para dar um "up" no seu local de trabalho e deixá-lo mais delicado você também pode colocar um vaso com flores/plantas naturais (adoro Bambu Tailandês e Orquídeas).

Vocês sabem escolher os ovos na hora da compra?

Bom, eu particularmente passo uns minutinhos a mais no supermercado para encontrar uma bandeja de ovos realmente frescos. De fato eu olho bandeja por bandeja, ovo por ovo. Muitas pessoas acham que o ovo ideal é aquele que tem a casca lisa e brilhante (só que não). O ovo fresquinho tem sua casca fosca, áspera, com uma leve rugosidade. Já o velho vai apresentar a casca lisa e brilhante. Jamais compre o ovo que esteja com essas características na casca ou com manchas de sangue, pois os microrganismos presentes nesse sangue podem penetrar a casca e contaminá-lo. Um teste bem legal é virar o ovo de um lado para o outro. Se o conteúdo for todo para o lado que você virar, é sinal de que o ovo está fresco. No momento em que faço isso acho que muita gente pensa "Nossa, que louca. Não percebeu que está no supermercado, deve achar que está no samba tocando afoxé."